O Voadeira Estradeira nasceu um blog sobre viagens (período incrível!). Depois se tornou um breve diário pré-casório e compartilhamentos sobre a maternidade. Agora ele se transformou em meu principal projeto: criação, produção e estudo de literatura. Muito bem-vindos!

sábado, 30 de janeiro de 2021

Sobre jardins e histórias

 No finalzinho das minhas férias reorganizei vários cantos da casa, um deles foi o cantinho verde da área de serviço. Tem luz natural e sol indireto. As plantas ficam felizes lá. Arrumei a bagunça e deixei o canto como um respiro contemplativo enquanto lavo e penduro roupas, separo lixo reciclável e corro para fechar as janelas antes das tempestades. 

Metáforas sobre jardins são as minhas preferidas! E claro, não apenas as minhas. "O Jardim Secreto", de Frances Hodgson Burnett (1849), escritora inglesa que ficou famosa nos Estados Unidos escrevendo para crianças é uma das histórias preferidas com jardins. Duas crianças sofridas, abandonadas pelos pais e mimadas por seus cuidadores, se conectam com a própria vida cuidando de um jardim abandonado há anos por conta de uma fatalidade. A vida é difícil, essa é a realidade. Mas ela segue... e os jardins sempre reflorescem quando resolvemos trabalhar nele. 

Meu primeiro livro solo, um ensaio pessoal, chama-se "Um Novo Jardim". Agora trabalho em meu terceiro livro infantil, "Jardim da Lolô". Sim,
jardins me inspiram histórias. O meu grande projeto do ano é encontrar minha voz narrativa, meta tantas vezes adiada, deixada para depois de algo urgente, seja estreias no teatro, aulas na escola, bebês crescendo... Agora é a hora. Não há mais como adiar. Talvez meu jardim literário tenha sido adubado nesses 41 anos de vida e na pademia ele começou a brotar como o jardim secreto de Mary e Collin, de Burnett. Não há como segurar os raminhos novos quando um jardim decide se reinventar. ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário