O Voadeira Estradeira nasceu um blog sobre viagens (período incrível!). Depois se tornou um breve diário pré-casório e compartilhamentos sobre a maternidade. Agora ele se transformou em meu principal projeto: criação, produção e estudo de literatura. Muito bem-vindos!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Notícias do lado de cá do mundo



Dia 11 de outubro, no Brasil é feriadão. Em Roma é segunda-feira brava e chove...

A Itália abriu meu apetite, como a comida é boa! O capuccino é maravilhoso, pães, croasants, queijos, frios, massas... Tudo o que eu mais gosto. Comi tanto! A cidade está cheia, a chuva parou e fomos pra rua. Muçulmanos, religiosos católicos, mochileiros, gente do mundo inteiro se trombando pelas ruas e praças da cidade. Dia delicioso em Roma, que vai continuar no final da viagem.

Às 19h Aeroporto Leonardo da Vinci para o voo da Alitalia rumo a Cairo, Egito, África. A-fri-ca! Estou aqui... Bem, o voo estava lotado de gente e de malas que quase entupiram o avião. O mundo todo está viajando - é gente em trânsito o tempo todo indo para todos os lugares. São quase quatro horas de voo. O Aeroporto é bonito, novo, grande e bem iluminado. O hotel também é lindão e tem uma sacada com vista para o rio Nilo, desculpa aí..rsss. O país é 80% muçulmano e hoje tem cerca de 2 mil mesquitas. Do trajeto entre o Aeroporto e o hotel vi mais de cinco delas. Cairo é uma cidade grande e tem cor de terra. Todos os prédios, as construções, tudo lembra areia. O Nilo corta a cidade, é azul bem escuro. O céu é todo azul também. O trânsito é agitado, confuso e barulhento, também não arriscaria a dirigir por aqui.

As pirâmides! Existem 107 delas no Egito. Hoje vi três . O que mais surpreendeu é que elas não ficam no meio do deserto afastada de tudo e de todos, não!!! Estão dentro da cidade. Há pessoas que moram com a vista pra elas. Há prédios, avenidas, construções... Incrível. Como essa época do ano não faz 50 graus na sombra, o Egito está cheio de gente do mundo todinho. No Museu do Cairo vi o que sobrou por aqui dos tesouros encontrados que não foram levados pra Europa, como algumas múmias e várias jóais e objetos dos faraós. A noite fomos em um típico bazar oriental. Vende-se de tudo tudo tudo. As ruazinhas são bem apertadas e típicas dos mercados árabes. Tanta coisa linda! Achei um derbak de madeira e madre pérola (que consegui barganhar com o vendedor) e que saiu por 30 reais. A prata é bem boa e não muita cara. Muita coisa pra ver de uma vez só. Bem, por hoje é só pq amanhã acordo às 4h30.

2 comentários:

  1. Oi Ka.
    Adorei a nararção dos seus primeiros dias. Parece até que eu estava aí com você. Coloca fotos!!! Você comprou um derbak?! UHUHUHUHU!
    Beijinhos
    Glauce

    ResponderExcluir
  2. Oi irmã (apertão)
    Que delícia acompanhar sua viagem... tô com muita saudade...já! te amo!
    beijos, Mi

    ResponderExcluir